terça-feira, 12 de abril de 2011

O futuro é o jornalismo opinativo



É notório perceber como a opinião, subjetividade vem conquistando seu espaço dentro do Jornalismo em diversos seguimentos. Seja no Editorial, nos blogs, nos artigos, nas crônicas, nas charges, enfim, ele está presente com um único intuito; Formar opiniões.

Existem jornalistas que trabalham em determinados veículos que conseguem expor suas opiniões até mesmo nas notícias e afirmam serem totalmente imparciais. No Brasil é o que mais acontece.

Em países como a Espanha, os jornais impressos demonstram sua posição claramente, fazendo com que o leitor compre mais de um jornal para saber os dois lados e não deixar se influenciar por um simples veículo. Hoje, o jornalista brasileiro influencia ou é influenciado? Na verdade nem eu sei, mas pretendo descobrir ao longo dessa disciplina que iremos estudar a fundo sobre Jornalismo opinativo. Eu sempre gostei de opinar, expor o que penso para outras pessoas, as vezes, isso tem um preço, e muito caro. Mas é o futuro do Jornalismo. Notícias cada vez mais seguimentadas, com opiniões diversas. Ao contrário o que muitos acham, a expectativa é de crescimento. A 10 anos atrás, o numero de blogueiros era bem inferior do que temos hoje. Uma ferramenta onde Jornalistas podem expor suas opiniões de diferentes temas. Hoje o numero de leitores está crescendo porque a cultura intelectual das pessoas estão mudando. Os leitores estão buscando diversas formas de texto para construírem suas opiniões em diversos assuntos.

Não é qualquer um que deveria escrever opiniões nos veículos. Para se opor é preciso ter embasamento, afinal, ser reflexo na sociedade é uma responsabilidade enorme.

2 comentários: